DIV CineDiv4

Projeto Cine DIVERSIDADE

Justificativa e Descrição do Projeto:

A Diretoria da Diversidade (DIV) tem a responsabilidade de estimular o respeito e a valorização das questões pertinentes à diversidade na comunidade universitária.

Nesta linha, o Cine DIVERSIDADE estabelece-se enquanto um projeto de exibição de filmes que retratam questões de gênero, raça, etnia e orientação sexual com a posterior discussão sobre os direitos de mulheres, negras e negros, indígenas, LGBTs e a heterogeneidade se suas experiências de vida.

O Cine DIVERSIDADE vai ao encontro dos objetivos da DIV de promover ações de reconhecimento da diversidade e de enfrentamento ao sexismo, ao racismo, às LGBTfobias, e às mais variadas formas de violência.

A finalidade do Cine DIVERSIDADE é a de adotar práticas político-pedagógicas comprometidas com o respeito às diferenças e pautadas em valores ético-humanistas, constituindo-se, portanto, em um importante espaço para afirmação de direitos.

Os recursos audiovisuais permitem que docentes, estudantes, corpo técnico-administrativo e demais interessadas/os reflitam e discutam sobre a diversidade presente no ambiente universitário, sendo inegável a contribuição desses recursos no combate ao preconceito e à discriminação.

O projeto irá funcionar em forma de parceira entre a Diretoria da Diversidade e os coletivos de estudantes relacionados às temáticas abordadas, de modo que a escolha dos filmes seja feita em conjunto; que a divulgação seja ampliada, e; que as/os próprias/os estudantes tomem à frente do debate.

Objetivo Geral
  • Fomentar a discussão sobre os direitos de mulheres, negras e negros, indígenas, e LGBTs, por meio do compartilhamento de narrativas cinematográficas sobre a diversidade e das experiências de vida das/os participantes, contribuindo para a reflexão sobre o tema e para o enfrentamento de discriminações nos campi da UnB.
Objetivos Específicos:
  • Divulgar a Diretoria da Diversidade à comunidade universitária;
  • Ser um espaço de interlocução entre as Coordenações da DIV e os coletivos e organizações de estudantes atuantes na UnB;
  • Integrar a comunidade acadêmica;
  • Difundir os valores de justiça, liberdade e equidade;
  • Combater o preconceito e a intolerância;
  • Reforçar o respeito e valorizar questões relativas à diversidade.

Unidade organizadora:

• Diretoria da Diversidade (DIV), do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC).

Projeto de:

• Maria Célia Orlato Celem - Coordenadora da Diversidade Sexual
  • Hiury Milhomem Cassimiro - Assistente Social
  • Jéssica Fernandes de Oliveira - Assistente em Administração

Periodicidade:

• Duas vezes por mês (nas quintas-feiras) em datas pré-agendadas

Datas:

• 1º período letivo de 2017
Março Abril Maio Junho Julho
9 e 23 6 e 20 4 e 18 1º e 22 6

• das 13h às 16h
    13h às 15h: exibição de filme
    15h às 16h: roda de conversa

Local:

• Anfiteatro 10 - ICC Sul (sujeito a alterações).

Público-alvo:

• Estudantes, professoras/es, servidoras/es e terceirizadas/os da UnB.

Recursos:

• Projetor;